Na última sexta-feira, a Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (ASSEGO) realizou o I Encontro sobre Avanços Terapêuticos Aplicados à Saúde Militar, em parceria com a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (AGAPE), instituição de referência nacional em pesquisas de terapia canabinoide. O evento destacou o uso da cannabis medicinal como uma possível alternativa terapêutica para questões de saúde física e mental enfrentadas pelos militares da ativa.
O encontro teve como objetivo debater o cenário crítico da saúde física e mental dos militares e apresentar estudos e aplicações da cannabis medicinal no tratamento de diversas condições que afetam a categoria. O evento contou com a participação de renomados profissionais do corpo médico da AGAPE, cada um trazendo uma perspectiva especializada sobre os benefícios da terapia canabinoide em diferentes condições de saúde.
Entre os palestrantes, estiveram a Dra. Sarah Issy, fisiatra e diretora médica da AGAPE, que abordou o uso da cannabis medicinal para o tratamento de AVC e derrames; o Dr. Cláudio Calixto, especialista em homeopatia e acupuntura, que tratou do tema dor crônica; o Dr. Frederico Menezes, clínico geral com foco em atenção básica, discutindo a aplicação para insônia; a Dra. Fernanda Fraissat, especialista em medicina da família e acupuntura, que falou sobre ansiedade e depressão; e o Dr. Ronaldo Bufaiçal, endocrinologista, que destacou os benefícios para o tratamento do autismo em crianças. O Diretor Geral da AGAPE, Yuri Tejota, também esteve presente, trazendo uma visão sobre a evolução da cannabis medicinal até os dias atuais.
O Presidente da ASSEGO, Subtenente Sérgio, agradeceu a todos os presentes, ressaltando que o evento foi um marco para a associação ao abrir espaço para uma discussão sobre medicina natural e revolucionária. “Esse foi um passo importante para desmistificar o uso da cannabis medicinal e explorar novas perspectivas para a saúde e qualidade de vida dos nossos militares e suas famílias”, afirmou.
Esse encontro é considerado o início de um diálogo que busca promover um futuro mais saudável para os militares e destaca a importância de tratamentos inovadores na melhoria do bem-estar físico e mental da categoria.