A Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego) possui, desde junho de 2016, o Centro de Referência de Apoio Psicossocial (CRAP), um departamento de serviços assistenciais destinados a atender policiais e bombeiros militares associados, bem como seus dependentes que necessitam de apoio social ou psicológico. O departamento situa-se logo na entrada do Centro Administrativo da sede da Assego, no Setor Sul, em Goiânia.

As atividades prestadas pelo CRAP são muitas, tais como: acompanhamento social, visitas domiciliares (o que inclui ambientes hospitalares, institucionais e fúnebres), coordenação de grupos terapêuticos, encaminhamentos, orientação psicológica, palestras de cunho educacional sobre saúde e finanças, elaboração de laudos e pareceres técnicos e assim por diante. A SGT PM Nélia dos Santos Ferreira, Coordenadora do CRAP, explica que a rotina dos policiais e bombeiros militares foi levada em consideração para criar o departamento. “A atividade profissional militar lida com peculiaridades e muitos aspectos críticos, como incertezas, exposição a intempéries, além de aspectos relacionados à violência e desproteção social”, enfatiza.

Um dos principais serviços fornecidos pelo CRAP é a orientação psicológica. A doutora Daniely Lima trabalha no departamento há pouco mais de dois anos e atende pessoas com faixa etária entre 5 e 22 anos. Os casos que a psicóloga mais atende são hiperatividade, déficit de atenção, compulsão alimentar, fobias, dificuldade de aprendizagem, depressão e ansiedade. “A importância do atendimento consiste em favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais, promover o autoconhecimento, o autocontrole e melhorar a qualidade de vida. Além de oferecer um ambiente de escuta e acolhimento que auxilia na expressividade emocional”, salienta a profissional.

O acesso ao CRAP é apenas um dos vários benefícios que o associado da Assego tem direito. Para saber mais informações, ligue (62) 3281-3177 ou (62) 99246-9099. Conte conosco!