Nesta terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu o Seminário Temático de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. A reunião ocorreu no auditório do Comando Geral do CBMGO, que fica no Setor Jardim América, em Goiânia. A cerimônia de abertura do evento foi presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Lemos. Diversos militares estavam presentes e receberam orientações e técnicas a fim de aprimorarem os trabalhos.

O Seminário, que faz parte do treinamento continuado dos bombeiros do CBMGO, possui o intuito de atualizar e proporcionar nivelamento técnico operacional aos militares. A capacitação prestada de forma contínua é essencial para a integração entre a equipe, entre a equipe e os cães e, consequentemente, para a excelência do serviço. A caráter de curiosidade, atualmente o CBMGO possui três canis no Estado: em Goiânia, em Anápolis e em Luziânia.

O serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) é imprescindível para a busca de vítimas em áreas urbanas, colapsadas ou deslizadas, áreas rurais e também para a localização de cadáveres. O emprego de cães treinados ajuda a minimizar o tempo de resposta e ainda a reduzir o efetivo das missões. Os animais possuem sentidos muito mais aguçados do que os dos seres humanos, principalmente a audição e o olfato. Essas e outras características são exploradas como recursos para otimização e resolução das ocorrências.

Maravilhosa essa união entre nossos heróis e o melhor amigo do homem, desejamos sucesso aos guerreiros!

Fotos: Reprodução