Hoje, 10 de maio, é comemorado o Dia da Cavalaria, data que faz homenagem ao dia do nascimento de Manuel Luís Osorio, em 1808. Ele é considerado o Patrono da Arma de Cavalaria e um dos maiores representantes dessa forma de combate. Além disso, por sua coragem e bravura, o Marechal recebeu, em 1869, o título de Marquês de Herval. Também tornou-se Ministro de Guerra em 1878 e permaneceu no cargo até sua morte, em outubro de 1879.

No Brasil, a formação da Cavalaria tem origem no século 17, quando foi travada uma batalha em Pernambuco contra os holandeses. Após esse conflito, foi criado o Regimento de Dragões Auxiliares, a base para a cavalaria no Brasil. Além disso, muitos anos antes da Família Real Portuguesa se mudar para o território brasileiro, em 1808, foi criado o Regimento de Dragões do Rio de Janeiro, a fim de cuidar do cumprimento das leis e da ordem entre os cidadãos.

Já em Goiás, a primeira Cavalaria foi criada em 1893, com o nome “Piquete de Cavalaria”, com foco no serviço de ordenanças e diligências perigosas. Mais tarde, em 1918, passou a ser o “Pelotão de Cavalaria”, momento em que houve também a aquisição de montarias, fardamento próprio, equipamentos e arreamentos, além de armamento para todo o contingente policial. Hoje a Cavalaria goiana se chama “Regimento de Polícia Montada Engenheiro Ary Ribeiro Valadão Filho”, em homenagem ao filho do Ex-governador de Goiás, Ary Valadão, morto em acidente aéreo. A sede fica na Avenida Vereador José Monteiro, Setor Negrão de Lima, em Goiânia.

O Regimento de Cavalaria em Goiás é uma Unidade subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME) que presta serviços à sociedade em vários setores e bairros da Goiânia, o que envolve praças para esporte e lazer, estádios de futebol, acompanhamento de torcidas aos estádios, bem como em eventos de grande público. Além das atividades tipicamente militares, o Regimento desenvolve ações de cunho social e educativo.

A ASSEGO aproveita para parabenizar o Regimento de Cavalaria da PMGO pelo excelente trabalho prestado! A atuação dessa força especializada é essencial para a manutenção da ordem e da segurança no território goiano. Os seus ideais de lealdade e nobreza, assim como o amor e cuidado com os animais, são uma verdadeira inspiração para todas as pessoas! Contem sempre com a ASSEGO, bravos guerreiros!