Hoje, 04 de maio, é celebrado o Dia Internacional do Bombeiro. A data foi instituída a partir de 1999, após a validação de uma petição referente à morte trágica de cinco bombeiros em um incêndio que aconteceu na Austrália. Além disso, hoje também é o dia de São Floriano, santo considerado padroeiro dos bombeiros, o que constitui um elemento simbólico muito importante nesta data comemorativa.

No século III D.C, quando os bombeiros nem existiam ainda, São Floriano era visto como um protetor contra as inundações. Por isso, o santo foi reconhecido como protetor dos incêndios e padroeiro dos bombeiros. Ainda segundo a lenda, devido às constantes queimadas que sempre assolaram as aldeias da sua região, São Floriano teria criado um pequeno destacamento de legionários para estarem sempre prontos para agir. O nome do grupo ficou conhecido como “combatentes do fogo”.

Abordando agora a história do CBMGO, no dia 17 de dezembro de 1958 foi criada uma Companhia de Bombeiros em Goiânia, a qual fazia parte da estrutura da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), com sede na Avenida Anhanguera. Somente no dia 5 de outubro de 1989, por meio de Constituição Estadual, foi criado o Corpo de Bombeiros Militar como um dos órgãos componentes da Segurança Pública Estadual. Assim, o CBMGO passou a ser uma Corporação independente e autônoma.

Neste dia tão especial, a ASSEGO parabeniza todos os bombeiros militares do Estado de Goiás. Diariamente esses profissionais arriscam a vida pelo bem-estar da população goiana, seja em incêndios, acidentes, deslizamentos e desabamentos, além, é claro, das ações de prevenção, treinamento e conscientização. É um trabalho prestado com amor e excelência, indispensável para a vida dos cidadãos. Parabéns, CBMGO!

CBMGO – Vidas humanas, riquezas a salvar!

Em caso de emergência, ligue 193.