Levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que os motoristas de Goiás lideram o ranking de multas aplicadas por conta do uso de celular em rodovias. Das 120 mil infrações registradas nos últimos cinco anos no país, 16% foram cometidas em estradas que cortam o estado.

Flagrantes ocorrem de todas as formas. Em um trecho de 50 km da BR-060, a reportagem da TV Anhanguera encontrou mais de 20 motoristas agindo de forma irregular.

Em um dos casos, um motorista parece tentar fazer um selfie enquanto dirige. Outro condutor chega a tirar as duas mãos do volante para atender uma chamada. Já um motociclista levanta o capacete e falar com o aparelho ao mesmo tempo.

“Temos tido muita ações [de prevenção]. Registramos vários acidentes como colisões traseiras, abalroamentos e até mesmo colisões frontais onde a falta de atenção faz com que o cidadão se envolva nesse tipo de acidente”, explica o inspetor Newton Morais, assessor de comunicação da PRF.

A psicológa Danielle Caetano afirma que é necessário estar completamente atento somente à estrada, sem qualquer tipo de distração. “Para dirigir a gente tem que ter o poder de tomar decisão. Caso venha a acontecer algum imprevisto, se eu estou com o celular ali, minha atenção não está 100% concentrada no ato de dirigir”, pontua.

Fonte: G1 Goiás