A Secretaria da Segurança Pública de Goiás, por meio da Gerência de Integração Polícia-Comunidade, participou do lançamento do novo acordo de cooperação técnica com o Japão para a realização de cursos de Polícia Comunitária. O evento, realizado em Brasília, no auditório Tancredo Neves, no Ministério da Justiça, teve a participação de representantes de outras secretarias do País e do embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda.

O acordo de cooperação técnica prevê a capacitação de 720 Policiais Militares de todos os Estados do País e Distrito Federal nos Cursos de Polícia Comunitária, Sistema Koban, com duração de duas semanas. Os encontros serão realizados nos Estados modelos (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), de 2015 a 2017.

De acordo com o gerente de Integração Polícia-Comunidade da SSPGO, capitão PM Cláudio da Costa Leão, Goiás já possui três policiais militares que realizaram o curso no Japão: além dele, os capitães Cardoso (Cmt da 9ª CIPM / 1º CRPM) e Lucas (lotado atualmente no Ministério Público). “Com o curso, a previsão é de que tenhamos mais três policiais militares em nosso Estado capacitados no Sistema Koban”, explica.

Cada Estado deverá indicar à Secretaria Nacional de Segurança Pública três policiais militares que realizaram o Curso de Polícia Comunitária nos Estados modelos para concorrerem a uma vaga para frequentarem uma viagem de treinamento ao Japão. Desta lista tríplice, uma comissão permanente na Senasp escolherá um.

Segundo o capitão Márcio Júlio da Silva Mattos, coordenador-geral do Plano de Implantação e Acompanhamento dos Programas Sociais de Prevenção à Violência da Senasp, o acordo será enviado aos comandantes gerais das Polícias Militares de cada Estado. Até dezembro, as corporações devem indicar os policiais até dezembro deste ano. As vagas são para sargentos, subtenentes, tenentes ou capitães, com no mínimo 10 anos de serviço.

Na oportunidade, o embaixador japonês lembrou que neste ano o Japão comemora 60 anos de cooperação internacional e 55 anos de cooperação com o Brasil.

Fonte: SSP/GO