A Polícia Militar do Estado de Goiás tem 156 anos de história, a qual se confunde com a própria história do Estado e com a vida das famílias goianas. A PM, como é conhecida pela população, se faz presente em todos os 246 municípios do nosso Estado, sendo o único Órgão Público efetivamente existente no cotidiano dos goianos, e que atende sem burocracia a todos que a procuram, seja por uma ligação de pedido de socorro ou um simples aceno de mão, lá está a Polícia Militar, pronta a Servir e Proteger!

Dentro da estrutura organizacional da PM, uma Unidade Especializada tem chamado a atenção das pessoas por onde passa. Dotada de uma forte doutrina, com homens extremamente treinados e com equipamentos e armamentos especiais, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás tem combatido fortemente a criminalidade em nosso Estado.

O Batalhão de Polícia Militar de Choque é atualmente responsável pelo desencadeamento de missões como atuação em controle de distúrbios civis, reintegração de posse, atuação em rebelião de presídio e policiamento em grandes eventos. E realiza, ainda, o patrulhamento tático em recobrimento à malha protetora das Unidades Policiais Militares de Áreas. Além do policiamento com cães, que atua em buscas e capturas de pessoas desaparecidas, vítimas de soterramento e desastres, e de forma especial no combate ao tráfico de entorpecentes e crimes que envolvam artefatos explosivos, através do faro apurado de cães policiais.

Apenas no ano de 2015, entre janeiro e fevereiro, o Batalhão de Polícia Militar de Choque já reali-zou 2500 (duas mil e quinhentas) abordagens a pessoas em atitudes suspeitas; realizou 21 (vinte e uma) prisões em flagrante delito por tráfico de drogas; deteve 61 (sessenta e um) pessoas infratoras; recapturou 19 (dezenove) foragidos da justiça; recuperou 15 (quinze) carros roubados; deteve 3 (três) autores de roubo em flagrante; e apreendeu 19 (dezenove) armas de fogo portadas de forma ilegal pelas ruas de nossa cidade.

Os números são impressionantes, e refletem o desprendimento, dedicação, destreza e amor do Choqueano pelo que faz. Esses verdadeiros heróis traba- lham 24 horas por dia, todos os dias da semana correrem atrás e detém os malfeitores sociais. Protegem os cidadãos de bem, e garantem a paz e a tranquilidade à população goiana.

O homem de choque tem o seguinte lema: “O que fazemos em vida, ecoa pela eternidade!” E com esse espírito aguerrido de heróis anônimos, a sociedade goiana é privilegiada, pois o Estado de Goiás conta com uma verdadeira Tropa de Elite!

Fonte DM